Monday, 30 January 2012

"Êsse milhão é meu" - 1958


"Esse milhão é meu" – filme-comédia de 1958, dirigido por Carlos Manga. Embora seguindo em geral o estilo da chanchada típicas dos trabalhos de Oscarito, o diretor Manga e o roteirista José Cajado Filho inseriram alguns elementos de 'flime noir' americano, principalmente na perseguição final em um prédio abandonado. Nos números musicais: Francisco Carlos e Altamiro Carrilho & sua bandinha.

Felismino Tinoco [Oscarito] é um servidor público dedicado, casado com Gertrudes [Margost Louro]uma mulher megera. Na mesma casa vivem também a sogra faladeira Augusta [Zezé Macedo], Janjão, o sogro dissimulado e Sueli, a sobrinha-estudante, que namora Silvio [Francisco Carlos], seu colega de classe no colégio.

Ao chegar para mais um dia de trabalho, Felismino é surpreendido com a notícia de que ganhara um prêmio de um milhão por te conseguido ir ao trabalho uma semana sem faltar. Os amigos o convencem a ir comemorar o prêmio no Sevilha Club, numa casa noturna. No meio da bebedeira, onde Oscarito dá um verdadeiro show de flamenco, ele se envolve com vedette Arlete [Sonia Mamede], que entra em conluio com seu amante trapaceiro Juscelino [Augusto Cesar Vanucci] para chantageá-lo e ficar com o dinheiro. A sobrinha acaba descobrindo a trama e tenta ajudá-lo lutando contra o bandido, que a sequestra, fazendo com que todo colégio persiga o fascínora num  final apoteótico.


Oscarito [escapulindo], Zezé Macedo e Afonso Stuart.

-->
Fiquei agradávelmente surpreso ao constatar que Francisco Carlos, também conhecido como 'El Broto' nos tempos dos auditórios da Radio Nacional, convence como ator. Ele encarna bem o papel de Silvio, o colegial namorado de Sueli, um rapaz de bem, contrapondo-se ao mau-caratismo declarado do personagem vivido por Agildo Ribeiro, que faz tudo para complicar a vida escolar dos pombinhos.

Silvio [F.C.] canta 'Flor amorosa' acompanhado pela bandinha de Altamiro Carrilho, que não poderia ter mais que 24 anos então. O número faz parte de um show organizado pelos alunos para arrecadar fundos para a festa de formatura do curso colegial.

Quando Silvio fica sabendo que a namorada fora sequestrada pelo fascínora Juscelino – não se pode ignorar aí uma alusão cabotina ao nome de Juscelino Kubitschek, o Presidente da República em 1958 - começa-se uma típica 'chase' [perseguição] bem ao estilo norte-americano, com lambretistas e carros à toda velocidade, tentando alcançar o bruta-montes competentemente personificado por Cesar Augusto Vanucci,com seu terno preto, camisa prêta e um bigodinho marôto. A rapaziada chega a lembrar os 'play-boys' de então com suas lambretas, como que anunciando que o rock'n'roll chegara p'ra ficar, embora não faça parte da trilha-sonora.

1958 é o ano que a 'youth-culture' – cultura da juventude de inspiração norte-americana  - se firma no Brasil, principalmente entre estudantes de classe média das principais capitais do país.

Francisco Carlos surgiu na hora errada. Se ele tivesse aparecido cinco anos depois, talvez, tivesse já gravado o rock'n'roll em vez de baladas açucaradas ainda do tempo do fox-trot. 


 Sonia Mamede como a boazuda da Arlete.

Elenco:

Oscarito: Felismino Tinoco
Sônia Mamede: Arlete
Miriam Teresa: Sueli, a sobrinha
Francisco Carlos: Silvio
Zezé Macedo: Augusta, a sogra
Margot Louro: Gertrudes, a esposa megera
Afonso Stuart: Janjão, o sogro atrapalhado
Augusto Cesar Vanucci: Juscelino, o fascínora
Agildo Ribeiro: o aluno mau-carácter
Ribeiro Fortes
Armando Nascimento
Derek Wheatley: professor
Altamiro Carrilho

English synopsis:

The life of a civil servant changes radically when he receives a huge prize for being assiduous at work. He gets involved with a showgirl, is wrongly accused of a crime and his niece is kidnapped by a villain.


No comments:

Post a Comment