Tuesday 27 November 2018

'Mulheres à vista' - 1959

Grande Otelo & Zé Trindade. 
Josafá, Boca-de-Caçapa & João Flores trying to put on a show...
Otelo, Zé, Carlos Imperial, Consuelo & Aida Campos.

the Governess (Darcy de Souza), João & the widow (Estelita Bell).
22nd January 1959 - One of the first Brazilian movies for 1959, 'Mulheres à vista' only confirmed Zé Trindade's stunning winning streak started in 1957. It would turn out to the longest streak having ended with the disappearance of the genre itself in late 1961. 
Consuelo, Zé & Estelita Bell. 


'Chevrolet do papai'.
Aida Campos watches Emilinha Borba singing 'Serapião' 

João Flores (Zé Trindade) tenta seduzir uma viúva rica (Estelita Bell) para que ela patrocine uma revista musical estrelada por seus amigos Josafá, um ex-ajudante-de-palhaço (Grande Otelo), a vedete Boca-de-Caçapa (Consuelo Leandro) e o cantor Benedito (Carlos Imperial). Para financiar o espetáculo João Flores compra vários produtos à prazo e os revende à vista (operação filipeta). A confusão se arma quando o malandro não paga a quem deve, e todos convergem ao teatro, instigados pelo empresário desonesto Galileu (Renato Restier), justo no dia da estréia.

Here's what Octavio Caruso writes about 'Mulheres à vista' in his blog 'Devo tudo ao cinema':

"Dentre as várias sequencias musicais, destaco a simpática canção-título interpretada por Grande Otelo... Há um momento breve e muito interessante que ressalta a ciratividade do diretor, a cena que envolve uma transição temporal com o auxilio de um quadro na parede, mostrando um peixe no prato. E vale destacar a composição visual da personagem da governanta sisuda (Darcy de Souza), um óbvio deboche com a figura de Mrs. Denvers (Judith Anderson) em 'Rebecca' de Hitchcock.

Ao ser obrigado, no final, a desempenhar vários papéis na orquestra do teatro, Zé faz com que o espectador gargalhe da precariedade de sua produção, a realidade dos profissionais que lutavam no cinema nacional com garra tremenda, conseguindo entregar seus filmes contra todas as dificuldades, um exercício de metalinguagem atípico e que engrandece a obra".

https://www.devotudoaocinema.com.br/2018/01/ciclo-da-comedia-nacional-classica_11.html

No comments:

Post a Comment