Saturday 24 November 2018

'O batedor de carteiras' - 1958

26 January 1958 - first Brazilian musical-comedy of the year 'O batedor de carteiras' (The pick pocket) with Zé Trindade supported by great comedienne Violeta Ferraz; sensational socialite turned singer-song-writer Maysa sings 'Meu mundo caiu'. 
Zé Trindade in action...
just checking out...
Nancy Wanderley tells it like it is... 
working hard while others play...
6 March 1960 - Aloisio T. de Carvalho's 'Batedor de carteiras' is re-released two years later...


Na estação da Central do Brasil, o malandro Benedito, vulgo Bolero (Zé Trindade) aproveita a multidão e furtando carteiras dos populares. Honorina (Nancy Wanderley), uma pernambucana que desembarca de um dos trens, com seu louro Lacerdinha a tiracolo, é abordada pelo malandro, que se oferec a encaminhá-la a uma pensão de respeito. Após deixá-la na pensão Patria Amada, na Lapa, a caminho do local onde habitualmente se encontra com outros larápios, Benedito encontra na rua um convite para uma recepção que o comendador Cardo Verde e sra. farão no seu palacete, em Ipanema, para o príncipe Alicate. 

Honorina, através de um anúncio de jornal, se emprega como copeira no dito palacete. Benedito consegue entrar na festa, com um convite que surrupia do cronista social Charles de Droit, se fazendo passar por ele, e ainda consegue levar o boxeador Roberto Williams, que corteja Adelaide, a filha do comendador. 

Na copa, Honorina reconhece foto de Benedito em reportagem de jornal sobre famoso batedor-de-carteiras. Bolero a convence que não é nada disso, muito embora haja confusão no salão quando os convidados começam a dar falta de seus pertences. 

Na noite seguinte, o comendador e família vão assistir à luta de box de Roberto, que perde para o chileno Manolo de la Cumparsita, mas conquista a aprovação de seu namoro com Adelaide. Nisso, bandidos que leram nota social sobre a recepção, tramam um assalto à casa do comendador. Benedito se opõe a tal empreitada e leva uma surra dos malvados, que cercam a casa e rendem o comendador e esposa. 

Nesse meio tempo, Benedito desperta da surra e acompanhado de Roberto e politica, chega a tempo de impedir o roubo. No tribunal, o juiz absolve Bolero por sua colaboração na captura dos facínoras e esse segue feliz com Honorina.   


No comments:

Post a Comment