"Esse milhão é meu" – filme-comédia de 1958, dirigido por Carlos Manga. Embora seguindo em geral o estilo da chanchada típicas dos trabalhos de Oscarito, o diretor Manga e o roteirista José Cajado Filho inseriram alguns elementos de 'flime noir' americano, principalmente na perseguição final em um prédio abandonado. Nos números musicais: Francisco Carlos e Altamiro Carrilho & sua bandinha.
Felismino Tinoco [Oscarito] é um servidor público dedicado, casado com Gertrudes [Margost Louro]uma mulher megera. Na mesma casa vivem também a sogra faladeira Augusta [Zezé Macedo], Janjão, o sogro dissimulado e Sueli, a sobrinha-estudante, que namora Silvio [Francisco Carlos], seu colega de classe no colégio.
Ao chegar para mais um dia de trabalho, Felismino é surpreendido com a notícia de que ganhara um prêmio de um milhão por te conseguido ir ao trabalho uma semana sem faltar. Os amigos o convencem a ir comemorar o prêmio no Sevilha Club, numa casa noturna. No meio da bebedeira, onde Oscarito dá um verdadeiro show de flamenco, ele se envolve com vedette Arlete [Sonia Mamede], que entra em conluio com seu amante trapaceiro Juscelino [Augusto Cesar Vanucci] para chantageá-lo e ficar com o dinheiro. A sobrinha acaba descobrindo a trama e tenta ajudá-lo lutando contra o bandido, que a sequestra, fazendo com que todo colégio persiga o fascínora num final apoteótico.
Oscarito [escapulindo], Zezé Macedo e Afonso Stuart.
Fiquei agradávelmente surpreso ao constatar que Francisco Carlos, também conhecido como 'El Broto' nos tempos dos auditórios da Radio Nacional, convence como ator. Ele encarna bem o papel de Silvio, o colegial namorado de Sueli, um rapaz de bem, contrapondo-se ao mau-caratismo declarado do personagem vivido por Agildo Ribeiro, que faz tudo para complicar a vida escolar dos pombinhos.
Silvio [F.C.] canta 'Flor amorosa' acompanhado pela bandinha de Altamiro Carrilho, que não poderia ter mais que 24 anos então. O número faz parte de um show organizado pelos alunos para arrecadar fundos para a festa de formatura do curso colegial.
Quando Silvio fica sabendo que a namorada fora sequestrada pelo fascínora Juscelino – não se pode ignorar aí uma alusão cabotina ao nome de Juscelino Kubitschek, o Presidente da República em 1958 - começa-se uma típica 'chase' [perseguição] bem ao estilo norte-americano, com lambretistas e carros à toda velocidade, tentando alcançar o bruta-montes competentemente personificado por Cesar Augusto Vanucci,com seu terno preto, camisa prêta e um bigodinho marôto. A rapaziada chega a lembrar os 'play-boys' de então com suas lambretas, como que anunciando que o rock'n'roll chegara p'ra ficar, embora não faça parte da trilha-sonora.
1958 é o ano que a 'youth-culture' – cultura da juventude de inspiração norte-americana - se firma no Brasil, principalmente entre estudantes de classe média das principais capitais do país.
Elenco:
Oscarito: Felismino Tinoco
Sônia Mamede: Arlete
Miriam Teresa: Sueli, a sobrinha
Francisco Carlos: Silvio
Zezé Macedo: Augusta, a sogra
Margot Louro: Gertrudes, a esposa megera
Afonso Stuart: Janjão, o sogro atrapalhado
Augusto Cesar Vanucci: Juscelino, o fascínora
Agildo Ribeiro: o aluno mau-carácter
Ribeiro Fortes
Armando Nascimento
Derek Wheatley: professor
Altamiro Carrilho
English synopsis:
The life of a civil servant changes radically when he receives a huge prize for being assiduous at work. He gets involved with a showgirl, is wrongly accused of a crime and his niece is kidnapped by a villain.
Written by lukejoplin@infolink.com.br
No comments:
Post a Comment